.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 16 de março de 2009

Palavras brandas


Texto Bíblico: “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” Provérbios 15:1 - Leia Romanos 12:17-21.

Os chineses têm um provérbio que diz: "se você falar com voz branda não vai precisar de um porrete". Quanta verdade! E concorda com as palavras inspiradas do escritor de Provérbios que diz: que "a palavra dura" quando usada no lugar da gentileza, "suscita a ira". O homem briguento raramente tem falta de adversários. Se ele carrega um porrete na mão, é claro que vai encontrar alguém com quem brigar. Quando começa uma rixa, sendo a natureza humana como é, parece que não há mais fim para a luta.
Um escritor anônimo escreveu: "O homem que insiste em carregar uma arma há de mais cedo ou mais tarde puxar o gatilho. Palavras e atos de paz parecem que nunca desafiam o outro para uma luta. Pelo contrário, deixam a pessoa envergonhada da sua rudeza no falar e da sua atitude combativa. Miles Standish queria brigar e tinha muitas oportunidades. William Penn, outro dos primeiros colonos da América do Norte, queria paz e se recusava a travar uma batalha. Como resultado, os índios que lutavam contra Standish com tanto furor, nem chegaram a discutir com Penn. Guerra pede guerra; paz produz paz. Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores". Assim, se você quer ter o Senhor do seu lado, da próxima vez em que for tratado com rudeza ou for injustamente acusado com maneiras ríspidas, dê uma resposta branda e delicada. É o modo cristão de enfrentar o adversário e o método mais maravilhoso de "auto-defesa" já inventado. Lembre-se do velho adágio chinês: "Se você falar com voz branda, não vai precisar de um porrete". H.G.B.

Uma palavra gentil pode o caminho abrir.
Uma palavra alegre o dia pode luzir.
Uma palavra de paz há de abrandar a tensão.
Uma palavra de amor cura qualquer coração

PENSAMENTO: A única maneira de entender e derrotar seus inimigos é amá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário