.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Se tu queres um amigo


"Se tu queres um amigo,
cativa-me!
...e nós teremos necessidade
um do outro.
Existe uma flor...
eu creio que ela me cativou."
Saint Exupéry

Um oásis e uma fonte, será tudo? Onde estará o grande segredo que torne um oásis e uma fonte tão belos, tão cheios de Vida Nova? Há caminheiros cuja estrada é eternamente deserta. Não aprenderam povoá-la. Mesmo caminhando o rumo de outros peregrinos, andam sós. Não cativaram ninguém. Não criaram laços. E por isso vão curtindo diariamente sua solidão, a ponto de tornar a vida entre os homens um deserto.
Falta-lhes o essencial. Aquilo que daria um OUTRO sentido a seus passos. Um outro sentido a seus dias.
Falta-lhes o AMOR. Sem ele a paisagem e morta. É vazia. Sem colorido e sem esperança. Sem ele, a paisagem é tremendamente monótona. Com ele, tudo se povoa.
Como tudo na vida, AMAR SE APRENDE. Tem gente que morre sem tê-lo aprendido. Morrem como quem vegetou, sem terem vivido a maravilhosa experiência do encontro: do oásis; a magia misteriosa da esperança. a festa do coração no instante em que o amigo chegar. Apenas passaram. Ninguém ficou esperando por eles. O barulho dos seus passos não fez ninguém, sorrindo, sair ao seu encontro.
Felizes, porém, aqueles que são presença! Aqueles que são aguardados. Cujo nome anuncia alegria. Que se deixam cativar e sabem cativar. Que ligam seu coração ao coração dos outros. Que acreditam que vale a pena amar, porque a morte jamais destruirá o amor. E que a vida sem ele é tão vazia, tão enfadonha!...
O que faz nosso deserto transformar-se e oásis? O que faz nossos dias menos duros e o sol menos abrasador?...
- A bondade daqueles que nos querem bem. E que, nós queremos bem. EIS O SEGREDO DE UMA CAMINHADA FELIZ.

Mas, não basta para realizar-nos plenamente. Assim mesmo precisamos cativar mais alguém. E deixar-nos cativar por ele. Então a jornada terá um novo sentido. Um sentido mais amplo. É preciso acontecer conosco o que aconteceu com todos os amigos de Deus. Eles deixaram-se cativar por Ele. Fizeram uma experiência de Deus em sua vida.
Muito antes de Exupéry, o Profeta Jeremias escrevia sobre este tema. Ele havia deixado seduzir-se por Deus, CATIVAR-SE por seu amor. Deus havia triunfado. Jeremias era agora seu amigo, amigo de toda hora.


Cativaste-me, Senhor,
e eu me deixei cativar.
Seduziste-me e obtivestes triunfo.

(Jeremias 20,7)

É isso também o que deve acontecer na vida de cada um de nós. APENAS A AMIZADE HUMANA NÃO BASTA. É preciso criar laços com o Infinito. Fazer o eterno entrar em nossa vida frágil e inconstante. Só assim conseguiremos transcender nossas fraquezas e misérias, caminhando como olhar voltado para o além.
Somos caminheiros que sabem que é preciso construir um mundo com os homens e com Deus, com AMOR e PERSISTÊNCIA. Pois o novo céu e a nova terra que o Senhor nos reserva, serão resultantes do esforço que tivermos empregado em melhorar a nossa terra, o chão que diariamente palmilhamos.
Se ninguém ainda foi cativado por você, nem você deixou-se cativar, está perdendo tempo. Está vegetando. VOCÊ TAMBÉM PRECISA CONHECER O AMOR. Comece hoje mesmo: CATIVE ALGUÉM. E você conhecerá muitos oásis em seu deserto...

SCHMITT, Pe. Carlos A. Um Oásis no meu deserto. Edições Paulinas. 4ª Edição. Pp. 15-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário