.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 28 de abril de 2013

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA – 28 Abr 2013


 
Domingo do mandamento novo. O Senhor nos convida a renovar nosso desejo de comunhão e solidariedade de uns para com os outros, e principalmente com os pobres.
Celebramos a páscoa de Jesus que se manifesta em todas as pessoas e grupos que testemunham um amor concreto, para além dos preconceitos e das discriminações.
Céus novos e nova terra são o desejo de todas as pessoas que aspiram a um mundo novo sem injustiça nem exploração. Junto com Deus, podemos concretizar esse sonho. Antes disso, porém, devemos fortalecer os laços de amor que nos unem e nos identificam como discípulos e discípulas de Jesus.
Muitos aderem à palavra de Deus e se comprometem com ela. A Palavra aponta para um novo mundo, sem tristeza nem dor, e conclama todos a viver o amor uns para com os outros.
 
A nova humanidade não está planejada para depois dos tempos, mas coexiste no céu e na terra. A lei é o amor: amor de Deus por nós em Cristo, nosso amor por Deus e o amor fraterno. A glória de Cristo é partilhada por quem obedece ao mesmo mandamento de amar a Deus e ao próximo até o sacrifício de si. Com que ações concretas temos ajudado a construir o novo mundo e a nova humanidade?

A vivência cotidiana do amor fraterno é o testamento que o Senhor nos deixou, o memorial contínuo a ser realizado na celebração e na vida.

Como discípulos de Jesus, somos chamados a viver em contínua conversão, produzindo frutos de paz, justiça e solidariedade. O Senhor nos convida a sermos instrumentos de libertação. Que possamos crescer sempre mais na mística da gratuidade e do serviço ao Reino. 

Celebramos hoje o domingo do mandamento novo: o mandamento do amor. O amor deve ser o “cartão de visita” do discípulo de Cristo. Esse amor supõe a entrega total, em serviço e doação, de nossa vida a Deus e aos irmãos e irmãs. Jesus despede-se de seus discípulos e deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho, no mundo, do amor materno e paterno de Deus.

Num mundo que prima pelo autoritarismo, egoísmo e individualismo, somos desafiados por Jesus a viver e a praticar o verdadeiro amor que é acolhimento, serviço, que respeita a dignidade do outro, que não discrimina nem marginaliza, que se faz dom total para que o outro tenha mais vida.

Somos chamados a amar-nos uns aos outros como Cristo nos amou. Só o amor pode transformar o mundo.

[Imagem Google]

Nenhum comentário:

Postar um comentário