.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quaresma é tempo de jejum, esmola e oração


O jejum purifica o organismo, proporciona desconforto físico, torna a mente mais clara e coloca-nos em contato com a nossa fragilidade humana, que é sustentada pelo alimento. Leva-nos a pensar que nosso corpo "é pó e em pó se há de tornar". O jejum coloca-nos em contato conosco.
A esmola concretiza a verdade de que somos filhos de um mesmo Deus e Pai, que criou tudo para todos e continua dando provas de amor. Dá-nos oportunidade para partilhar os bens que nos proporcionam conforto material, intelectual, afetivo... lembrando que o Deus da Vida "quer vida em abundância para todos". A esmola aproxima-nos do próximo.
A oração faz-nos entrar em sintonia com Deus, fonte de toda a vida. É um meio de alimentar o espírito, fortalecer a fé e reanimar a caridade. Que nos encontros de família haja tempo para se acolher, rever o dia, pedir perdão e a proteção divina, lembrando que Jesus disse: “onde dois ou mais estiverem unidos, eu estarei no meio deles.” "A oração sintoniza-nos com Deus."

Convidamos você e sua família a criar um espaço sagrado em sua vida e em seu lar e colocar Jesus Cristo em um lugar especial. Que ao final da quaresma, estejamos mais próximos de nós, pelo Jejum; do próximo, pela esmola; e de Deus, pela oração; e, assim, celebrarmos a vitória de Cristo!

A Igreja e a Nação convidam a todos nós para abrirmos as mãos e o coração com gestos de solidariedade. A dar-nos as mãos para a erradicação da miséria e da fome; a educarmos o olhar para compreender e mover ações que possam diminuir o sofrimento de tantos irmãos, filhos do mesmo Deus e Pai, mas que vivem uma quaresma interminável. Que a alegria e a glória da ressurreição da Vida possam se expandir às periferias de nossas cidades, vizinhança, família... e fazer morada em nosso coração!

Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ - Curitiba, PR
Fonte: Triunfo do Coração de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário